quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Filmes para ver e ler

Farenheit 451 (1966)
De François Truffaut
Com: Oskar Werner, Julie Christie, Cyril Cusack, Anton Diffring.

François Truffaut transformou o sombrio e pessimista livro de Ray Bradbury em um filme belo e poético. Uma das maiores declarações de amor aos livros já feita pelo Cinema. A genial história de um futuro opressivo, onde os livros são proibidos, criada por Bradbury não poderia ter tido melhor tratamento. Elenco extraordinário e cenas antológicas fazem de Farenheit 451 um filme obrigatório! Disponível em DVD no Brasil.
The Haunted Palace (O Castelo assombrado-1963)
De Roger Corman
Com: Vincent Price, Debra Paget, Lon Chaney Jr, Leo Gordon, Elisha Cook Jr.

Embora os produtores tenham vendido “The Haunted Palace” como uma adaptação de Edgar Allan Poe, ele é na verdade uma versão de “O caso de Charles Dexter Ward”, do mestre H. P. Lovecraft. Elementos de outro conto de Lovecraft, o “Sombra sobre Innsmouth” também foram adicionados. O resultado é excelente, um dos melhores filmes de Corman. Esta foi a primeira incursão cinematográfica no mundo do enigmático escritor, o criador dos “Mitos de Cthulhu”, um ciclo de histórias relacionadas que falam sobre antigos “deuses” que estão aguardando o momento de retornarem a Terra. Os fãs de Lovecraft não irão se decepcionar com “The Haunted Palace”! Disponível em VHS.
Last man on Earth (Mortos que matam-1964)
De Sidney Salkow
Com Vincent Price, Franca Bettoia, Giacomo Rossi-Stuart e Umberto Raho.

O livro de Richard Matheson “Eu sou a lenda” já está na sua terceira versão para o cinema. Provavelmente, a primeira adaptação continuará sendo imbatível. Vincent Price está em grande momento, embora ele não se pareça em nada com o Robert Neville do livro. Influência explícita do “A noite dos mortos vivos” de George Romero. Imperdível! Disponível em DVD no Brasil.
I, Monster (O Soro Maldito-1971)
De Stephen Weeks
Com: Christopher Lee, Peter Cushing, Mike Raven, Richard Hurndall.

A melhor e mais fiel versão para o cinema do famoso livro “O médico e o monstro” de Robert Louis Stevenson. Embora mude o nome do personagem principal de Jekyll para Marlowe e seu lado maligno de Hyde para Blake, a trama original está intocada e na íntegra (apenas fatos anteriores ao começo do livro foram adicionados). Christopher Lee está muito bem no papel duplo e é sempre um grande prazer assisti-lo ao lado de Peter Cushing. A fotografia e os cenários sombrios de Londres são uma atração a parte. Fãs do livro de Stevenson e dos filmes da Hammer/Amicus irão se deleitar. Disponível em VHS no Brasil.
La Cruz del Diablo (A cruz do Diabo-1975)
De John Gilling
Com: Ramiro Oliveros, Eduardo Fajardo, Emma Cohen, Fernando Sancho, Mônica Randall e Carmen Sevilla.

Gustavo Adolfo Becquer é considerado o Edgar Allan Poe espanhol. Três de suas “leyendas” são adaptadas por Paul Naschy neste filme: “El monte de las animas”, “La cruz del Diablo” e “Miserere”. John Gilling foi um dos melhores diretores da Hammer, e realizou este filme durante sua aposentadoria na Espanha, após encontrar por lá o ator e roteirista Naschy. Ótimo elenco com nomes como Eduardo Fajardo e Fernando Sancho garantem a diversão. Disponível em VHS no Brasil.
Link para o conto “La Cruz del Diablo”:
http://www.angelfire.com/ne/bernardino3/cruz.html

Nenhum comentário: